Lançamento de micro crédito às comunidades, destaque da semana

Lançamento de micro crédito às comunidades, destaque da semana

O lançamento do programa de micro crédito às comunidades rurais de Kaxicane, município de Icolo e Bengo (província de Luanda), constituiu o principal destaque do noticiário económico da semana que hoje, sábado, finda.

O projecto, inserido no quadro da parceria público/privada com o Ministério da Família e Promoção da Mulher (MINFAMU), visa a promoção dos recursos locais, através de acções que objectivem a geração de renda, emprego, auto-emprego para a melhoria das condições de vida e bem-estar das comunidades.

Outro facto marcante no período em análise, está relacionado com o aumento das operações de venda de divisas do Banco Nacional de Angola (BNA) aos bancos comerciais, que passaram do equivalente a USD 119,3 milhões (EUR 106,9 milhões) para USD 244,0 milhões (EUR 218,4 milhões).

Do montante disponibilizado, 80,2 milhões de Euros foram para operações diversas, 6,6 milhões de Euros para o sector de Energia e Águas, 11,8 milhões Euros para a saúde, 12,3 milhões de Euros para a Agricultura e 107,5 milhões Euros para a Indústria.

A venda de divisas foi feita a uma taxa de câmbio média de referência do dólar americano do mercado cambial primário, a USD=Kz 166,710, enquanto a do EURO foi de EUR=Kz 186,264.

Ainda na semana que hoje termina, peritos em veterinária da região da SADC - Comunidade de Países da África Austral - participaram, em Benguela, num encontro de harmonização das estratégias oficiais de prevenção, controlo e erradicação da peripneumonia contagiosa dos bovinos.

Financiado pela União Africana (UA), o encontro procurou traçar estratégias de controlo da peripneumonia contagiosa dos bovinos na região africana.

Merece, igualmente, realce a apresentação, pela empresa petrolífera BP Angola, de um relatório de sustentabilidade, com um investimento de cerca de 30 biliões de dólares norte-americanos, aplicados, nos últimos anos, em vários projectos de desenvolvimento e exploração de campos petrolíferos do offshore angolano.

A semana económica foi também marcada pelo lançamento de um novo produto financeiro denominado “KixiCooperativa”, destinado a apoiar empreendedores que buscam oportunidade de financiamento para abertura de negócios.

O novo pacote financeiro faz parte do projecto de expansão da KixiCrédito – Parceria Nos Negócios – que consiste em conceder crédito a micro empreendedores, sobretudo a mulheres residentes nas zonas suburbanas e rurais, com a finalidade de contribuir para o crescimento dos seus negócios e melhoria das condições de vida das suas famílias.

Fonte: ANGOP

Publicidade

Fechar
Fechar