Receitas fiscais atingem mais de AKZ 284 mil milhões

Receitas fiscais atingem mais de AKZ 284 mil milhões

Duzentos e oitenta e quatro biliões, 616 milhões, 704 mil e 713 kwanzas é o valor arrecadado, durante o primeiro trimestre deste ano, pela Repartição Fiscal dos Grandes Contribuintes (RFGC) da Administração Geral Tributária (AGT).

Este valor arrecadado, de acordo com o relatório apresentado nesta quarta-feira, durante o II Encontro Metodológico com os Grandes Contribuintes, são inclui receitas do sector petrolífero.

Os valores foram colectados aos Grandes Contribuintes ligados à prestação de serviços, instituições financeiras, comércio, indústria e sector mineiro.

O documento, apresentado pelo director-adjunto desta Repartição Fiscal, Eduardo Gomes, não apresenta dados comparativos, mas faz menção que em 2016, esta direcção arrecadou 710 biliões, 907 milhões, 728 mil e 452 de kwanzas, também sem a inclusão das receitas fiscais petrolíferas.

Do valor colectado no ano transacto, 59% era de empresas prestadoras de serviço, 12% de instituições financeiras, 9% da indústria, 7% do comércio, igual percentagem para o sector mineiro e 6% da construção.

No 1º semestre deste ano, a RFGC diz ter também realizado 23 fiscalizações nos sectores de prestação de serviço, financeiros, construção civil e imobiliário.

Actualmente com mais de 320 contribuintes, a Repartição Fiscal dos Grandes Contribuintes, periodicamente, responde os pedidos de esclarecimento, realiza reuniões técnicas com os Contribuintes a fim de prestar esclarecimentos relativamente as notificações, processos em execução, em reclamação, sobre Imposto Predial Urbano (IPU), dentre outros.

Com a criação da Repartição Fiscal dos Grandes Contribuintes, em 2002, tem se verificado a melhoria do relacionamento entre o fisco e o grande contribuinte, a garantia de um atendimento personalizado, o acompanhamento dos Contribuintes, a disseminação de mais mais informações, o cumprimento voluntário das obrigações fiscais por parte dos Contribuintes e em contra partida, o aumento considerável da receita tributária.

Representantes de diversas empresas com o Estatuto de Grande Contribuinte participam deste encontro que encerra neste mesmo dia.

Fonte: ANGOP

Publicidade

Fechar
Fechar